domingo, 22 de fevereiro de 2009

Poema " O vento" (conclusão da actividade)



Nesta sessão de apoio tutorial, a primeira actividade foi referente ao enriquecimento do léxico. Os alunos sublinharam as palavras desconhecidas no poema " O vento" e fizeram, em grupo, uma pesquisa na internet.
Na segunda actividade, foram sensibilizados para os aspectos formais da construção do poema. Os alunos, após a leitura do poema, copiaram- no utilizando a cor vermelha para os nomes e a verde para os verbos que se repetiam no poema. Seguidamente, Sublinharam os sons semelhantes que se encontravam nas palavras do fim dos versos. Registaram, numa tabela os resultados da tarefa, de modo a que a informação recolhida fosse verbalizada de modo rigoroso. Por último, houve uma discussão, em grande grupo, sobre a função do recurso a repetições/rimas (acentuação da musicalidade do poema, retenção na memória daquilo que se leu, descoberta do significado do poema).
Na quinta actividade, pedi aos alunos para fazerem a reescrita do poema preenchendo os espaços em branco com outras palavras que rimassem e que dessem sentido ao texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário