Nesta aula ( 7ª sessão de apoio tutorial) comecei por escrever no quadro o título do poema- “O vento”- e pedi aos alunos para explicarem o que é o vento. A seguir, formaram grupos de trabalho para conversarem sobre as sensações sensoriais associadas ao vento. Essas sensações foram escritas no quadro e, a partir daí, os alunos elaborarem um inventário classificando-as em sensações tácteis, auditivas e visuais.
Por fim, li o poema e depois os alunos leram-no em coro comigo.
Estas actividades foram realizadas com alunos de 2º, 3º e 4º anos. Não houve tempo para converter as imagens poéticas em ilustrações. Por esse motivo, essa tarefa seria posta em prática numa próxima aula.
O vento
Por mais que tente, o vento
não consegue adormecer
se não tiver nada para ler.
Seja uma folha de tília,
de bambu ou buganvília.
É por isso que o vento
arrasta folhas consigo,
até encontrar um abrigo,
onde possa adormecer
- arrastou até a folha,
onde eu estava a escrever!
Sem comentários:
Enviar um comentário