terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Agrupamento Vertical de Colos

Para ficarmos a conhecer melhor o nosso Agrupamento

Agrupamento Vertical de Colos

Integrado no concelho de Odemira, o maior concelho português, trata-se de uma região no interior e quase exclusivamente rural. As 5 freguesias que integram o Agrupamento (Bicos, Colos, Relíquias, S. Martinho das Amoreiras e Vale de Santiago) encontram-se distantes da sua sede algumas dezenas de quilómetros sendo que a Escola Sede do Agrupamento, localizada em Colos, dista da sede de Concelho ( Odemira) cerca de 28 km.

As populações das 5 freguesias abrangidas pelo Agrupamento Vertical de Colos apresentam uma população bastante envelhecida.
Esta região apresenta uma situação de atraso sócio - económico, causado em grande parte pela desertificação humana e consequente isolamento do meio, envelhecimento da população, baixo nível de instrução, elevada taxa de desemprego e excessivo peso da actividade no sector primário.
No entanto, é de registar que desde os anos 90, tem-se assistido à fixação de comunidades estrangeiras provenientes sobretudo da Alemanha, Holanda e Suíça.
A nível da saúde, os serviços de atendimento médico estão centrados em Odemira, embora exista um posto médico em Colos, e em mais 4 freguesias mas sem serviço médico permanente.
A rede de transportes que serve esta região é quase nula, dificultando a deslocação das pessoas entre as localidades.
A actividade económica é predominantemente agrícola, registando-se várias unidades industriais de pequena dimensão, sobretudo nas áreas da carpintaria, oficinas de mecânica, fabrico de queijo, pão, tapeçaria, cerâmica de carácter familiar, lagar de azeite. O comércio é essencialmente retalhista, sendo quase inexistente nalgumas aldeias vizinhas. O turismo é um sector económico ainda por explorar, tendo em conta a beleza natural da região e as suas potencialidades.
A nível cultural e desportivo, são poucos os recursos existentes. Contudo formaram-se algumas associações desportivas e grupos corais de cantares típicos alentejanos.
A sede do Agrupamento de Escolas de Colos localiza-se na freguesia de Colos, concelho de Odemira, distrito de Beja.
Esta escola funciona como núcleo central de um agrupamento vertical que abrange uma vasta área territorial situada no nordeste do concelho de Odemira, servindo a população de 5 freguesias.
Este agrupamento iniciou a sua actividade no ano lectivo de 1999/2000 por motivo da grande dispersão das freguesias do Concelho de Odemira e da necessidade de constituição de um agrupamento.
Este agrupamento é composto para além da escola sede, localizada em Colos, por
mais 16 escolas, onde funcionam os diferentes níveis de ensino:

Ø Educação Pré-escolar – 9 (6 Jardins-de-infância + 3 CEPE)
Ø 1º ciclo - 7
Ø E.B. 2º,3º ciclos -1( Escola Sede)

Sem comentários:

Enviar um comentário