Nesta aula, de apoio tutorial, trabalhou-se a expressão escrita e o conhecimento explícito. Foi fornecido aos alunos, numa ficha de trabalho, um conjunto de palavras e os alunos procederam à sua separação em dois grupos: um em que o som” k” se representava por “c” e outro para as palavras em que esse som se representava por “qu”.
Efectuada a separação das palavras, os alunos disseram se elas se escreviam com “c” ou com “qu” e efectuaram o registo da regra.
Seguidamente, partiu-se da oralidade e as palavras foram pronunciadas reforçando o som K. Foi também pedido aos alunos que indicassem se elas se escreviam com “c” ou com “qu”. Obtidas as respostas, confirmou-se através de cartões.
Por último, os alunos procuraram em dicionários outras palavras que se integrassem num e noutro caso e registaram-nas no caderno.
Ficha de trabalho onde os alunos procederam
à separação das palavras com "c" e com "qu".
Confirmação de como se escrevem as palavras.
A procura no dicionário a partir doutra ficha de trabalho.
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